AS BARRAGENS DAS USINAS HIDRELÉTRICAS AMADOR AGUIAR I E II SÃO SEGURAS!

As barragens e outras estruturas civis das usinas hidrelétricas Amador Aguiar I e II são seguras e atendem plenamente aos critérios de segurança exigidos pela legislação e encontram-se em estado normal de estabilidade. Em março/19 durante inspeção realizada pela ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, a equipe de técnicos da agência atestou o baixo risco dos empreendimentos do Consórcio Capim Branco Energia.

A CONSTRUÇÃO: As barragens das usinas hidrelétricas são construídas com materiais nobres como concreto, aço, solo argiloso compactado, criteriosamente selecionado, e protegidas por rochas que lhes conferem o peso adequado para resistir aos esforços do reservatório de água com a máxima segurança.

AS ESTRUTURAS: As estruturas das barragens de usinas hidrelétricas são feitas para suportar um volume de chuva muito grande, que corresponderia a uma cheia histórica. Além disso, elas não passam por alteamentos, como as barragens de mineração, pois já são projetadas e construídas para sua capacidade total. O fluxo da água é regulado pelas comportas do vertedouro e o sistema fio d’água permite que a água continue normalmente no curso do rio.

O MONITORAMENTO: As barragens e estruturas civis das usinas são dotadas de diversos instrumentos responsáveis pelo monitoramento de sua estabilidade. Além disso, o CCBE conta com equipe de profissionais especializadas que executam inspeções e o plano de monitoramento e manutenção das estruturas civil

Barragem UHE Amador Aguiar II

Barragem UHE Amador Aguiar I
Voltar ao Topo