CONSÓRCIO CAPIM BRANCO ENERGIA

Segurança das Usinas

As barragens das usinas hidrelétricas Amador Aguiar I e II são seguras!

As barragens e outras estruturas civis das usinas hidrelétricas Amador Aguiar I e II são seguras e atendem plenamente aos critérios de segurança exigidos pela legislação e encontram-se em estado normal de estabilidade. Em março/19 durante inspeção realizada pela ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica, a equipe de técnicos da agência atestou o baixo risco dos empreendimentos do Consórcio Capim Branco Energia.

Foto: Reunião entre representantes do CCBE e representantes e ANEEL durante fiscalização dos empreendimentos (mar/2019)

Saiba mais sobre as estruturas das usinas do CCBE

A CONSTRUÇÃO: As barragens das usinas hidrelétricas são construídas com materiais nobres como concreto, aço, solo argiloso compactado, criteriosamente selecionado, e protegidas por rochas que lhes conferem o peso adequado para resistir aos esforços do reservatório de água com a máxima segurança.

Arranjo da UHE Amador Aguiar II, formado pela barragem, casa de força e vertedouro

ESTRUTURAS:

As estruturas das barragens de usinas hidrelétricas são feitas para suportar um volume de chuva muito grande, que corresponderia a uma cheia histórica. Além disso, elas não passam por alteamentos, como as barragens de mineração, pois já são projetadas e construídas para sua capacidade total. O fluxo da água é regulado pelas comportas do vertedouro e o sistema fio d’água permite que a água continue normalmente no curso do rio.

Barragem e vertedouro da UHE Amador Aguiar I

MONITORAMENTO: As barragens e estruturas civis das usinas são dotadas de diversos instrumentos responsáveis pelo monitoramento de sua estabilidade. Além disso, o CCBE conta com equipe de profissionais especializadas que executam inspeções e o plano de monitoramento e manutenção das estruturas civis.

Dique auxiliar da UHE Amador Aguiar I, responsável pela formação do reservatório da usina.

GERAÇÃO DE ENERGIA: As barragens são estruturas fundamentais para o processo de geração de energia das usinas, pois é a partir delas que o reservatório é formado, concentrando toda a água que movimenta as turbinas da usina e que geram eletricidade para atender as residências, comércio, industrias, entre outros estabelecimentos.

Unidades Geradoras em Usina Hidrelétrica Amador Aguiar II