CONSÓRCIO CAPIM BRANCO ENERGIA

Institucional

Monitoramento da Qualidade da Água

O monitoramento da qualidade da água dos reservatórios do Complexo Energético Amador Aguiar foi iniciado na fase de pré-enchimento, tendo continuidade na fase de enchimento e mantendo-se vigente durante a fase de operação das usinas hidrelétricas.

As campanhas são realizadas em 6 pontos no reservatório da UHE Amador Aguiar I, sendo 02 destes pontos localizados no TVR . Já no reservatório da UHE Amador Aguiar II o monitoramento é realizado em 05 pontos. As coletas seguem métodos de amostragem, conservação da água e técnicas analíticas usualmente aceitas no meio científico. O monitoramento e o processamento dos resultados atendem a Resolução Conjunta ANA/ANEEL nº 03/2010 e os padrões estabelecidos pelas Deliberações Normativas 357/2005 e 403/2011.

O índice de qualidade da água (IQA), que incorpora nove parâmetros (oxigênio dissolvido, coliformes fecais, pH, demanda bioquímica de oxigênio, nitrogênio total, fosfato total, temperatura da água, turbidez e sólidos totais), indica que a qualidade da água nos reservatórios do Complexo Energético Amador Aguiar apresentam-se com qualidade variando de boa a excelente. Atualmente as comunidades fitoplanctônica e zooplanctônica são caracterizadas por baixas densidades, fato comum a ambientes oligotróticos.

Cabe ressaltar que o monitoramento da qualidade das águas nos reservatórios do Complexo Amador Aguiar e a análise dos resultados obtidos serão mantidos durante todo período de vigência da operação desses empreendimentos, objetivando manter sob vigilância as condições ambientais e adoção de medidas corretivas, quando necessário.