CONSÓRCIO CAPIM BRANCO ENERGIA

PROGRAMAS SOCIOAMBIENTAIS

Monitoramento de Processos Erosivos

O quadro erosivo nas margens dos reservatórios do Complexo Energético Amador Aguiar é de baixa criticidade, em virtude das características pedológicas, geológicas e geomorfológicas da região. Além disso, as margens dos reservatórios encontram-se bem preservadas, com presença de vegetação em quase toda sua extensão, o que reduz a possibilidade desestabilização do solo.

O programa de monitoramento de processos erosivos tem o objetivo de verificar periodicamente a dinâmica de processos de estabilização e/ou evolução dos focos erosivos marginais, assim como diagnosticar a necessidade de adoção de intervenções físicas pontuais para o controle dos focos erosivos.

O CCBE realiza vistorias embarcadas em intervalos quadrimestrais. Todos os focos erosivos identificados em campo são marcados e lançados em um banco de dados do Sistema de Informação Geográfica (SIG) , para posterior adoção de medidas corretivas.

Atualmente, os focos erosivos localizados às margens dos reservatórios do Complexo Amador Aguiar encontram-se estabilizados, e as áreas com alguma propensão a ocorrência de erosão permanecem sob monitoramento periódico.