CONSÓRCIO CAPIM BRANCO ENERGIA

PROGRAMAS SOCIOAMBIENTAIS

Produção de Mudas Nativas

Para subsidiar o Programa de Recomposição Vegetal e outras medidas relacionadas à recuperação de áreas degradadas do Complexo Energético Amador Aguiar, um viveiro de produção de mudas foi implantado pelo CCBE por intermédio de um convênio com o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) – Campus Uberlândia.

Inaugurado em fevereiro de 2005 e em funcionamento até os dias de hoje, o viveiro é constituído de recintos reservados a coordenação dos trabalhos (escritório, almoxarifado e galpão de processamento) e de unidades produtivas, compostas de sementeiras, para quebra de dormência de algumas espécies e dos setores de germinação, crescimento e aclimatação.

A produção das mudas contempla, o processamento das sementes, o semeio e transferência para os setores de crescimento e aclimatação, de acordo com o desenvolvimento das plântulas e mudas.Outras atividades desenvolvidas durante o processo produtivo contemplam adubação, controle de plantas daninhas, pragas, doenças e formigas bem como descarte de sementes não germinadas. O último passo constitui o processamento das mudas, para transporte e destinação às áreas de recomposição vegetal.

Além da produção de espécies nativas da Bacia do rio Araguari, o programa contribui com o suplemento acadêmico aos docentes do Instituto Federal do Triângulo Mineiro – Campus Uberlândia, auxiliando na capacitação profissional dos alunos.