CONSÓRCIO CAPIM BRANCO ENERGIA

Gestão Socioambiental

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA)

O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) do Consórcio Capim Branco Energia (CCBE) foi estruturado de acordo com os requisitos estabelecidos na NBR ISO 140001:2004, e legislação ambiental aplicável à atividade de geração de energia.

Implantado desde 2007 com o objetivo de desenvolver e implementar a Política Ambiental da empresa (Ver Institucional), e gerenciar os aspectos e impactos significativos oriundos da implantação e operação dos empreendimentos são estabelecidos e implementados diversos procedimentos operacionais, instruções serviços, controles operacionais, monitoramentos e programas ambientais, planos de atendimento a emergências, entre outras práticas de gestão.

Todos os aspectos e impactos estão mapeados em matrizes e planos de ação e são analisados periodicamente pela Alta Administração do CCBE.

Para avaliação do nível de conformidade com os requisitos legais estabelecidos do SGA e legislação ambiental aplicável, o CCBE realiza auditorias internas anuais, visando à melhoria contínua do desempenho ambiental da empresa.

Seguem alguns conceitos:

Sistema de Gestão Ambiental (SGA): A parte de um sistema da gestão de uma organização utilizada para desenvolver e implementar sua política ambiental e para gerenciar seus aspectos ambientais.

Aspecto ambiental: Elemento das atividades ou produtos ou serviços de uma organização que pode interagir com o meio ambiente. Um aspecto ambiental significativo é aquele que tem ou pode ter um impacto ambiental significativo.

Impacto ambiental: Qualquer modificação do meio ambiente, adversa ou benéfica, que resulte, no todo ou em parte, dos aspectos ambientais da organização.

Desempenho ambiental: Resultados mensuráveis da gestão de uma organização sobre seus aspectos ambientais.

Auditoria interna: Processo sistemático, independente e documentado para obter evidência e avaliá-la objetivamente para determinar a extensão na qual os critérios de auditoria do sistema da gestão ambiental estabelecidos pela organização são atendidos